Santaluz - BA: Morro dos Lopes.



Santaluz -  Morro dos Lopes


Santaluz é um município brasileiro do estado da Bahia (À 258Km da capital). Sua população estimada em 2010 é de 33.816 habitantes, possui belezas naturais pouco exploradas. É reconhecida na região pela produção do Sisal que foi mais intensivamente explorado até os anos 90, e hoje é o maior produtor de pedra da Bahia, bem como jazidas de ouro recém-descobertas, ainda possui uma das maiores reservas de cromo da região Nordeste, muito embora seja pouco explorado.

Hotelaria: A rede hoteleira é composta por alguns hoteis e pousadas,como a pousada SantaLuz e os hoteis Requinte, Santa Luzia e Central, o último sendo o primeiro hotel da cidade.

Hotelaria A rede hoteleira é composta por alguns hoteis e pousadas,como a pousada SantaLuz e os hoteis Requinte, Santa Luzia e Central, o último sendo o primeiro hotel da cidade.
Trilha do trem de carga que passa pelo meio da cidade.
Guarita das Mias (desativada)
Um tanto curioso, fui verificar de perto.
(veja o vídeo no fim do poste)
A seca da nossa Bahia, parte da trilha.


A sede municipal de Santaluz se originou, no século passado, de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização freqüente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. Município criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de Julho de1935. Em 1943 o topônimo foi alterado para Santa Luz, nome cuja escrita é separada e muitos escrevem junto erroneamente. A sede, criada distrito com a denominação de Santa Luzia em 1918, foi elevada a categoria de cidade por Decreto Estadual de 30 de Março de 1938.
Igreja de Pedra, muito linda.



Morro das Minas
Em cima do morro das minas, uma ventania deliciosa
a sensação realmente é de estar voando.




Lindo de se vê, mas o descaso com a beleza natural é lamentável !
Cidade vista do mirante


Nativo, trabalhando nas pedreiras.


Morro dos Lopes, para que você tenha noção do tamanho dessa beleza observe 
as pessoas sentaras na esquerda das pedras.

Morro dos Lopes

Vídeo: Trilha Morro das Minas
Trilha Morro das Minas