Como Remover Sanguessuga


Resolvi fazer esse poste por ter obtido um trauma que me acompanha té hoje. Quando criança, em uma das minhas visitas a minha vó no interior da Bahia presenciei algo que ficou até hoje em minha mante, um rapaz que estava se banhando em uma barragem saiu com algo colado ao corpo e sorrindo ele começou a remoção do ser estranho que estava se alimentando do seu sangue, era uma sanguessuga. Daí então imagino que vou ser atacado por uma sempre que entro em algum rio ou cachoeira, especialmente nas águas escuras. Embora eu não tenha presenciado a retirada por completo da Sanguessuga até o momento o meu maior medo era descobrir como remove-las foi aí que comecei a pesquisar a respeito, não encontrei muita coisa mas as poucas informações que obtive me deixou mais seguro de como remove-las sem nenhum problema.

Primeiro vamos conhecer um pouco sobre as Sanguessugas.
Sanguessugas estão do mesmo filo das minhocas (anelídeo) e são encontrados em todas as florestas do mundo, a maior já registrada pode chegar a 30cm e vive na Amazônia (Haementeria ghilianii). Em sua maioria são encontradas em lagos e rios de água estagnada, em pouco movimento, e em alguns casos cachoeiras com baixa afluente nas florestas tropicais e selvagens, e também existem em zonas temperadas e mesmo em ambientes marinhos. A maioria dos sanguessugas são parasitas que se alimentam do sangue de outros animais e até mesmo se alimentam do sangue ingerido por outros sanguessugas, embora não seja apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.

Como remove-las:
A primeira coisa a se deixar claro é que não tem como remove-las puxando-as. A maneira mais eficaz para remover um sanguessuga não requer nenhuma
preparação ou equipamento. De forma simples o ideal é acender um esqueiro próximo ao corpo da sanguessuga e em alguns segundos ela irá soltar, mas cuidado, existe alguns casos que elas explodem espalhando sangue por todo lado. Uma outra maneira é esperar a sanguessuga terminar a alimentação, caso você não tenha nada que conduza calor. Sua alimentação normalmente dura menos de 30 minutos e a sanguessuga vai cair por conta própria.

Espero nunca precisar dessas dicas, mas todos nós que praticamos atividades Outdoor estamos sujeitos a um encontro como esse.