Atrativos da Praia do Forte/BA


Praia do Forte/BA
À cerca de 80km de Salvador, a Praia do Forte tem uma das praias mais visitadas da Bahia, cercada de piscinas naturais e águas tranquilas, é uma pedida para mergulhos de apneia até mesmo para quem não tem experiência. Quem não tem equipamentos de mergulho, existem várias pontos de aluguel com valor acessível, tanto para mergulho apneia como mergulho com cilindro tornando o passeio ainda mais radical. Para quem quiser um passeio mais calmo, irá encontrar as lojinhas de artesanato, roupas e restaurantes na vila com uma infraestrutura de construções rusticas tornando o ambiente mais agradável. No final da vila próximo a igreja fica localizado a sede do Projeto TAMAR, que também é fundamental uma visita para conhecer várias exemplares da fauna marinha, tão de perto que você pode até toca-los. O ingresso por pessoa atualmente está R$18,00 inteira. Além da possibilidade de visitar o Castelo Garcia d'Avila que é uma das construções mais antigas do Brasil.
Atrativos da Praia do Forte.



Além das praias, uma das atrações para quem gosta de caminhar, fazer trilhas interpretativas e sentir o cheiro do mato é visitar a Reserva Sapiranga que fica localizada a 1km antes da entrada da Praia do Forte. Formada por seiscentos hectares de mata atlântica, é o ambiente perfeito para observar diferentes espécies de fauna e flora nativa, podendo também tomar um banho refrescante no Rio Pojuca. Sua diversão ficará ainda melhor com as atividades radicais que encontramos na reserva, como: canoagem e tirolesa.
O serviço de aluguel dos caiaques é oferecido pelo quiosque que fica nas margens do rio com o valor de R$15,00 à cada meia hora, o quiosque ainda disponibiliza o serviço de petiscos e algumas bebidas. A tirolesa é coordenada pela equipe Aldeia Trip com total conforto e segurança custando $35,00 com direito a duas descidas cortando parte da vegetação e atravessando o rio.
A entrada da reserva custa $10,00 inteira e todas as trilhas são sinalizadas.
Atrativos da Reserva Sapiranga.
Fauna da Reserva Sapiranga
Camping Reserva da Sapiranga

Como já foi considerada uma das praias mais caras da Bahia, vamos passar algumas dicas de como aproveitar bastante gastando pouco.



• Primeira dica: Se você sempre está viajando e gosta de visitar praias, lagoas e rios, é sempre bom investir em equipamentos de mergulho (Máscara e Snorkel). Assim você não vai precisar ficar alugando esses kit's.
• Segunda dica: Se você costuma beber e vai fazer uma visita de carro, leve seu cooler com cerveja, água, e se possível até mesmo uns sanduíches. Uma cerveja de garrafa custa $10,00 na praia.
• Terceira dica: Se você tem a intenção de uma visita com período maior o mais ideal é acampar, a mais ou menos 1km (pela rodovia) tem um Camping que está custando $35,00 o dia. Não é um dos mais baratos mas é o único da região. Para tornar o passeio ainda mais próximo da natureza existe um caminho do Camping até a praia que da 1,5km por estrada de barro. O Camping tem área de estacionamento, banheiros, lavanderias, cozinha e além de uma área grade é coberto de árvores tornando o ambiente mais fresco. Você pode aproveitar a hospedagem e pagar meia na entrada na Reserva Sapiranga e no Castelo Garcia d'Avila.
• Quarta dica: Se for optar pelo Camping, aproveite o máximo que o mesmo pode te oferecer, use e abuse da cozinha, e se possível, leve tudo de casa para economizar na viagem.

OBS: Não nos responsabilizamos por valores alterados após a data da publicação dessa matéria (06/01/15).