Snorkeling na Praia da Barra - Salvador/BA


O ponto mais escolhido pelos amantes do esporte de snorkeling em Salvador é na Barra, mas precisamente no Farol e no Porto. Quem já teve o prazer de mergulhar sabe que a poucos metros das praias podemos encontrar diversos tipos de peixes, lindos corais e até mesmo naufrágios. Mas o que surpreende é a visibilidade da água, mesmo sendo muito frequentada as águas costumam ser bastante cristalinas, principalmente em dias de sol intenso. Para quem ainda não mergulhou confira as dicas e não esqueça de adquirir kit básico para a prática do esporte que é: Snorkel, Máscara e Nadadeira.

O melhor local para quem quer iniciar o esporte é no Porto da Barra, formada por uma bacia possuindo uma pequena enseada de ondas calmas e águas de temperatura agradável, além do indicador de maré, uma formação rochosa da fortaleza de Santa Maria, onde há um pequeno buraco que fica completamente submerso quando a maré está alta, ajudando aos mergulhadores de primeira viagem que não entendem muito sobre tábua de maré (nível do mar).
No farol encontramos diversos pontos de corais e inúmeras espécies marinhas, como: Peixe Soldado, Falso Voador, Salema, Caranguejo Aranha, Cirurgiões Baianos, Tartarugas, Moreias, peixe morcego, tem até registro de Peixe Boi...

                               
                                 Vídeo: Mergulho no Porto da Barra



Água-Viva
Falso Voador - Peixe Borboleta Listrado - Cardume - Palythoa (Coral Mole).
 No Farol da Barra, embora também seja um local para quem está iniciando e de ver todas as espécies marinhas citadas no mergulho do Porto, podemos visitar o naufrágio Naraldi, a embarcação inglesa que encalhou ao entrar no porto em 1875 localizado a 200m da praia de 04m à 12m de profundidade. Recomendamos uma certa intimidade com o equipamento, conhecimento da maré e localidade exata do naufrágio.
Além do Naraldi, existe outros naufrágios na Barra que requer um conhecimento mais técnico de mergulho e na maioria dos casos só podemos visita-los com equipamentos de SCUBA, como o Germânia.



Vídeo: Naufrágio Naraldi - Farol da Barra 


Dicas:
• É fundamental conhecer o seu limite;
• Conheça o funcionamento do equipamento; 
• Evite mergulhar só;
• Respeite o tempo da maré e a fauna local;
• Se possível leve uma prancha (bodyboard) para auxiliar o mergulho e a sinalização;